segunda-feira, 28 de setembro de 2009




Queridos colegas!
No dia 21 de setembro, pudemos contar com a presença do Ricardo, um dos sócios fundadores da Rede Elemídia, para falar um pouco sobre essa empresa que comemora um crescimento diário, nos diversos segmentos em que atua. Durante a palestra, surgiram muitas perguntas e discussões bastante interessantes. Nesta postagem vocês irão ver um breve resumo sobre o que é a Elemídia, como ela funciona, e algumas curiosidades. Também poderão ver outras empresas muito interessantes que encontramos por aí, que podem ser uma grande oportunidade para nossos clientes, empresas ou futuros empregos.



A Elemídia

Fundada em 2003, em Alphaville, no estado de São Paulo, quando só havia mídia exterior, a Elemídia tem apresentado desde então um crescimento exponencial, impactando mais de 7 milhões de pessoas diferentes numa única semana, nos mais variados ambientes. Quando surgiu, o primeiro passo da empresa foi colocar monitores de LCD nos elevadores dos principais edifícios comerciais do País. Em seguida, passou por uma expansão em seus negócios, instalando e a gerenciando seus monitores em outros ambientes, tais como hotéis, universidades, Shopping Centers, academias e lojas de conveniência.
Hoje a Elemidia é a líder na América Latina em mídia digital Out of Home, uma categoria bastante recente. Basicamente, ela veicula mensagens publicitárias e notícias em tempo real, provindas de uma parceria muito bem arquitetada com o Terra. Nesta parceria, jornalistas cuidam das informações de forma segmentada, de acordo com o público a quem elas se destinam. Segundo o Ricardo, o conteúdo é tão segmentado que são capazes de transmitir informações relacionadas a dentes em consultórios dentários, ou de conseguir que a Lufthansa comunique a venda de passagens aéreas para empresas londrinas. A veiculação é feita por meio de monitores, espalhados por diversos ambientes (em elevadores, aeroportos, lojas de conveniência, shoppings, academias, etc, ou seja, em lugares convenientes para atingir determinados tipos de público).
Recentemente, a Elemídia foi eleita em Nova York como uma das empresas mais inovadoras do mundo dentro do segmento. Isso porque consegue promover a veiculação e atualização de mensagens publicitárias e conteúdo noticioso em tempo real, em todos os seus monitores espalhados por diversos ambientes, obtendo uma alta abrangência, com um público altamente qualificado.
Assim como o Ricardo disse, a Elemídia promove:

-A Ativação do PDV: Utiliza forte estrutura tecnológica que possibilita o endereçamento dinâmico dos PDVs mais próximos sobre cada local. Um exemplo é das Casas Bahia, que em sua comunicação coloca “Casas Bahia mais próxima daqui: Rua x”

-Marketing Direto: Promove mailing para públicos específicos, como por exemplo, em escritórios de advocacia, onde fazem uma comunicação dirigida: “Advogado, quer melhorias em todos os processos?”

-Conteúdo dinâmico: A frequência média de 10,1 vezes por semana promove eficiência no impacto. O anunciante pode comprar 10 segundos de slot, e fazer de 1 a 4 comunicações distintas, ou seja, 10 segundos equivalem a 40 de exibição

-Veiculação estratégica: Possui alta frequência de exposição, em períodos determinados, e em datas diferentes, buscando sempre atingir o target da melhor forma

-Drive to Web: O usuário está online a todo momento, recebendo notícias instantâneas, muitas vezes antes até de ser impactado por outros meios de comunicação

-Ações Integradas: É possível promover a integração entre meios, assim como a NOKIA, que estava presente tanto nas telas em determinados prédios, quanto nos totens destes mesmos lugares

-Convergência: Promove ações que levam os usuários a acessarem o site Elemídia, ou outros tipos de mídia. Pode-se utilizar como exemplo o “Digital pai, digital filho”, ação que ocorreu durante a semana do dia dos Pais, em que era possível enviar mensagem para o pai nos elevadores, que deveria ser escrita por meio do site da Elemídia. Como resultados, em uma semana atingiram 10.000 mensagens, o que pode ser considerado um número altamente expressivo, levando-se em conta que essa quantidade de pessoas foi mobilizada por uma mensagem passada através da Elemídia, que acessaram o site da empresa

-“Construa seu anúncio”: Há anunciantes que utilizam uma ferramenta padronizada para ativar a veiculação, em que podem construir seu anúncio de forma rápida e eficiente, escolhendo em listas montadas o produto a ser anunciado, preço, parcelas, o ângulo do produto disponibilizado, etc, obtendo com isso anúncios padronizados, sem despender de tanto tempo.


O palestrante ainda nos informou que durante o pico da crise, a Elemídia apresentou um crescimento de 80%. Inacreditável? Não... Na verdade o que aconteceu é que nessa época muitos anunciantes tiveram uma diminuição considerável em suas verbas de propaganda, o que inviabilizou os comerciais de 30 segundos em horário nobre. Então a solução encontrada pelas agências de propaganda foi recomendar aos seus clientes a Elemídia, que apresentava um custo que se encaixava na verba apertada, e que alcança milhões de pessoas, de forma inovadora e dirigida, obtendo com isso ótimos resultados.

Puxa! É de tirar o fôlego. Mas nada disso é milagre. Isso é resultado de muita observação e de estar por dentro das tendências de comportamento e consumo. Os criadores da Elemídia perceberam que todos os dias, milhões de consumidores se deslocam de suas casas a caminho do trabalho e é fora de casa que eles passam a maior parte do tempo. A Elemídia soube aproveitar estes momentos em que o consumidor está se locomovendo para levar a ele informação, entretenimento e até uma distração.
Mais alguns números:
Elevadores em edifícios comerciais – Mais de 1,1 milhão de pessoas diferentes impactadas por semana, 84% classe AB, 72% com nível superior, 87% entre 18 e 45 anos e nível de atenção de 97%, o maior entre todos os veículos de comunicação do Brasil.
Shopping centers – 2,5 milhões de pessoas diferentes impactadas por semana. Público este composto por aqueles que estão no melhor momento para serem impactados por mensagens publicitárias, ou seja, dentro do ponto de venda e dispostos a consumir.


Hotéis – Público composto por high travellers com alto poder aquisitivo. Em constante trânsito nos hotéis da rede, viajando a lazer ou a trabalho, estão longe de casa e, portanto, abertos às mensagens publicitárias e ao consumo.

Academias – Os freqüentadores das unidades da Reebok são eminentemente classe A. São impactados durante toda a permanência na academia, estando mais suscetíveis às mensagens publicitárias nos momentos de lazer e descontração.

Universidades – O público jovem é o mais difícil de ser impactado pelas mídias tradicionais. Anunciando dentro das universidades, o anunciante passa a fazer parte do mundo deste consumidor, aumentando o grau de atenção e de lembrança de marca.
Lojas de conveniência – Público dos mais qualificados em local em que a compra por impulso é o maior atrativo. 87% de classe AB, 94% de trabalhadores e 84% até 44 anos, dados que confirmam a força desta ferramenta de comunicação dentro do ponto de venda. 52% afirmam se inclinar a o consumo dos produtos anunciados no sistema da Elemidia nas lojas de conveniência.
Segue uma breve definição do que é a mídia Out of Home de acordo com a abdoh (Associação brasileira de Mídia digital Out of home):

• A Mídia Digital Out of Home foi a solução encontrada em países do primeiro mundo para atingir o consumidor no momento certo, no momento da sua decisão de compra ou de uma forma mais espontânea, quando ele está carente de algum atrativo para amenizar a sua espera.
• A Mídia Digital Out of Home é o novo meio de comunicação que surgiu neste milênio. Comunicação utilizando monitores de alta tecnologia, com transmissão digital, e estrategicamente localizados, levam informações dirigidas ao público quando ele está plena atividade. Tudo em perfeita sincronia com o seu momento.
• O mais importante conceito da Mídia Digital of Home é a oferta de comunicação dirigida para audiências cativas e que se encontram fora de suas casas, mais especificamente em pontos de venda e/ ou em ambientes que exijam algum tipo de espera forçada.Por exemplo: monitores instalados em redes de supermercados, shopping-centers, bares e restaurantes ou aqueles estrategicamente instalados e transmitindo programação segmentada, para públicos que se encontram em elevadores, ônibus, metrô, trens, consultórios, etc.
• O surgimento desse novo meio de comunicação, a categoria Mídia Digital Out of Home, é a resposta que o mercado esperava para reconquistar a ATENÇÃO do consumidor, através da RELEVÂNCIA que uma mensagem adquire ao ser transmitida em SINCRONIA com o ambiente em que ela se realiza.


De acordo com definições internacionais a Mídia Digital Out of Home, pode ser dividida em três setores:
• Alto Impacto: Enormes monitores de LCD disponíveis em diferentes locais ao ar livre e que atinge pedestres e pessoas em trânsito.
• Ponto de venda: Monitores instalados em pontos de venda como supermercados, lojas, restaurantes e Shopping Centers.
• Audiência Cativa: Comunicação exibida em um local específico, com targets definidos, onde consumidor está disponível e inclui ônibus, metro, trem, elevador, aeroporto, maternidade, etc.
Para encerrar esta postagem, segue alguns exemplos (que para nós alguns são inusitados) de algumas mídias out of home existentes:


TV MULHER & MÃE
A TV Mulher & Mãe é o primeiro canal de TV transmitido exclusivamente para os quartos das principais maternidades brasileiras. Com uma programação especialmente produzida para estar em sincronia com o momento das mulheres que acabaram de dar a luz, a TV Mulher & Mãe é transmitida para 155 Maternidades presentes em 70 cidades de 18 estados brasileiros, cobrindo anualmente um público de 300 mil mulheres.
http://www.tvmulheremae.com.br/


CINEBOTECO
O CineBoteco é o primeiro canal de IPTV voltado para bares e restaurantes do país.
O CineBoteco funciona no Posto 6, Salve Jorge, Patriarca, Jacaré Grill e outros 61 bares de São Paulo e Rio de Janeiro. São mais de 80 monitores internos que levam até aproximadamente 800 mil pessoas/mês uma programação criada, controlada e desenvolvida por nossa equipe e parceiros de conteúdo do mercado. O CineBoteco utiliza tecnologia de última geração e une o impacto de um conteúdo específico para bares e restaurantes ao dinamismo da mídia digital. Um projeto inédito no Brasil. O objetivo do CineBoteco é entreter e levar a mensagem dos patrocinadores a milhares de pessoas que freqüentam os principais bares e restaurantes de São Paulo e Rio
http://www.cineboteco.com.br/


TV MINUTO
A TV Minuto, a mais nova mídia online da cidade, instalada o Metrô de São Paulo, é o novo serviço para os paulistanos que usam esse meio de transporte. São 5.280 monitores de LCD - 48 em cada trem, instalados nas três linhas do Metrô, com a missão de educar, informar e entreter os passageiros.
São 20 horas de programação ininterruptas em loopings de 30 minutos, com drops que trazem sempre informações úteis e de simples compreensão para qualquer perfil de usuário: notícias que podem impactar no seu dia-a-dia, dicas de economia, serviços, lazer na cidade, curiosidades e publicidade, entre outros. A publicidade estará inserida na programação, com spots de 15 ou 30 segundos, muitas vezes em formato especial, compatível com o próprio conteúdo.
http://www.tvminuto.com.br/


TVO
A TVO é uma mídia digital móvel, especialmente criada para o entretenimento dos usuários de transporte público. A transmissão de conteúdos é voltada para a cultura, informação, humor, cidadania e exibida em monitores LCD de 17’’, que foram estrategicamente instalados nos ônibus do transporte coletivo da cidade de São Paulo. Atualmente contamos com 500 ônibus e 1100 monitores.
http://www.tvosp.com.br/


TVTREM
A TvTrem é um veículo de comunicação áudio-visual, com tecnologia digital, que tem como objetivo levar informação, entretenimento, cultura e cidadania aos usuários de trens da CPTM. A TvTrem está nas plataformas das estações da Linha Esmeralda da CPTM (que vai de Osasco até Grajaú), atingindo a um público estimado de 4,5 milhões de pessoas/mês. A produção executiva da TvTrem é assinada por Rosa Jonas.Nas plataformas, o público aguarda de 6 a 20 minutos para embarcar e é neste momento que ele é impactado pelo conteúdo da TvTrem. Em 20 horas de programação diária, a TvTrem transmite conteúdo exclusivo, com áudio e vídeo, privilegiando matérias que mostram uma São Paulo cultural e curiosa, além de reportagens que transformam o comportamento, levando cidadania e informação ao usuário de trem. O resultado: 96% de aprovação (fonte: pesquisa qualitativa – nov/2007).
http://www.tvtrem.com.br/

Fontes:
http://www.abdoh.com.br/index-3.html






Grupo 2 CSOS6B: Iris Morais, Lais Yokoyama, Marcio Terada, Pammela Buff, Sandra

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