domingo, 27 de setembro de 2009

DOOH e/ou TV

Um dos assuntos abordados na palestra sobre Mídia Digital Out of Home (DOOH) foi a situação atual e futura da televisão. Foi dito na ocasião que o meio televisivo tem audiência menor do que há décadas atrás, não apenas em função da televisão a cabo que tomou telespectadores dos canais abertos, mas principalmente porque as pessoas estão mais tempo fora de casa.
Nesse aspecto, o relato vai de encontro com a palestra de semanas atrás da MTV, na qual, foi dito que, ao contrário do que muitos imaginam, audiência no meio televisivo não foi afetada pela internet ou por qualquer outro motivo.
Cada lado parece defender o seu ponto de vista, no que não há nada de errado. E cada lado parece estar ter um pouco de razão. Quer dizer, se por um lado a mídia televisão claramente já não é mais a mesma, por outro o meio está longe de deixar de existir, mas está se reinventando a cada dia.
DOOH não é melhor que TV e vice-versa. São mídias com características, utilidades e vantagens diferentes. Não seria melhor para uma marca, utilizar TV e DOOH, em vez de TV ou DOOH? Não seria melhor integrar do que separar?

O video a seguir compara os dois meios. É meio bobo, mas serve para mostrar algumas das vantagens do DOOH - e um pouco dessa visão maniqueísta das mídias. Mais abaixo está também a tradução das falas.



- Oi, eu sou “Digital-out-of-home”.

- E eu sou “TV”.

- Como você está, “TV”?

- Como eu estou? Como você acha? A economia está ruim, os investimentos estão baixos e tenho que reduzir os meus ganhos para me manter competitiva. Por que você estão tão alegre?

- Bem, eu só estou feliz que a economia está permitindo que profissionais de marketing reavaliem seus gastos com mídia e considerem mídias alternativas.

- Alternativas? Diferentes? Boa sorte com isso... Eu alcanço milhões de pessoas, cada semana.

- Na verdade, eu também.

- Tá. Eu consigo alcançar as pessoas no conforto de suas próprias casas.

- Isso é verdade. Eu alcanço as pessoas fora de suas casas, onde elas podem, facilmente, visitar lojas ou perguntar algo para um médico, enquanto você alcança as pessoas, onde elas podem, facilmente, trocar de canal para evitar propaganda.

- Que seja, eu posso ter propagandas em menos de um dia.

- E eu posso tê-las em menos de um minuto.

- Ah, é? Bem, eu tenho dramas, comédias e... novelas.

- E nós desenvolvemos propagandas com conteúdo relevantes para engajar os espectadores.

- E daí, eu estou aqui faz tempo...

- É, não me diga!


Grupo 4 - CSOS6 A
Flávia De Luca, Max Wohland, Luis Eduardo, Rafaella Quintilio, Livia Pinheiro, Letícia Camargo, Carlos Eduardo Úbeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário