domingo, 6 de setembro de 2009

Felipe Bueno - Rádio SulAméria Trânsito - 92.1 FM

Olá a todos. Esse tópico visa contar um pouco a respeito de um assunto de grande importância, as mídias customizadas. A idéia é passar um pouco do conceito e também mostrar como isso pode se tornar um negócio de muito sucesso se bem estruturada e estiver relacionada a uma demanda existente.

Para começar, devemos primeiramente entender qual o contexto que fez as mídias customizadas surgirem. Atualmente, com a pulverização da audiência dos tradicionais meios de comunicação devido à multiplicação e hibridização das mídias, as marcas começaram a utilizar uma estratégia que consiste na criação de seus próprios veículos de comunicação, fator que também é resultado do avanço na tecnologia digital que facilita esse processo com a propagação dos meios de produção, que se tornaram mais rápidos e eficazes depois que o computador assumiu as tarefas de edição, ilustração e distribuição de mensagens.

É dentro desse ambiente no qual a atenção dos consumidores se torna cada vez mais difícil e concorrida, que apareceram as mídias customizadas cujo termo refere-se ao desenvolvimento, produção e distribuição de mídia (impressão, digital, áudio, vídeo, eventos) destinada a fortalecer o relacionamento entre o promotor do meio e o público. As revistas de bordo, patrocinadas pelas companhias aéreas, foram uma das primeiras mídias customizadas e permanecem exemplos do gênero até hoje.

Com o tempo devido a era a convergência e a evolução tecnológica que avança cada vez mais rápido outros canais de comunicação começaram a ser utilizados também como formas de mídia customizada e com isso surgiram cases de sucesso relacionados ao tema.

Para termos uma idéia vamos voltar à palestra que tivemos na aula de abordagens de comunicação com o profissional Felipe Bueno da Rádio Sul-América Trânsito. Durante o conteúdo apresentado, que vocês podem acompanhar de maneira mais completa assistindo o vídeo ou ouvindo o podcast abaixo, percebemos o quanto é importante realizar um estudo e programar tudo para garantir o sucesso de qualquer negócio, mas especialmente em um que tenha interação direta com o consumidor como é o caso da Rádio Sul-América Trânsito.

O projeto surgiu como algo novo quando em meados de 2006 o grupo Bandeirantes desenvolvia os primeiros projetos na área de emissoras customizadas. Entre os modelos, uma rádio-trânsito. A idéia era juntar uma demanda realmente existente em São Paulo, cujo trânsito é sempre caótico, e as pessoas a todo momento precisam encontrar formas de escaparem do congestionamento através de alternativas no caminho, com a interatividade de uma mídia customizada que permite a participação dos ouvintes para indicar pontos em que o trânsito esteja ruim e alternativas.

Em 12 de fevereiro de 2007 entrava no ar então a Rádio Sul-América Trânsito (92,1 FM) e em pouco tempo de existência tornou-se um sucesso. Para termos uma idéia, atualmente a rádio tem cerca de 3000 ligações por dia, 150 ouvintes ao vivo, 300 ouvintes com áudio gravado, 1000 mensagens de sms e 1200 e-mails. Além disso, um aspecto-chave para todo esse sucesso está na cobertura realizada por uma equipe especializada que conta com 7 âncoras, 9 repórteres e 13 pessoas na retaguarda. Juntando tudo então temos uma rádio composta por âncoras que conhecem amplamente a cidade, uma equipe de repórteres estrategicamente distribuída pela cidade e ampla participação da audiência através de portal de voz, e-mail e sms, e tudo está amarrado por uma demanda já existente do paulistano.

E o que podemos tirar de conclusão de tudo isso?

Bom, as mídias customizadas tem se tornado uma forma inovadora e interessante de se manter uma comunicação diferenciada com os consumidores e melhorar o relacionamento dos mesmos com a marca. Além disso, podemos tirar de lição disso tudo que para que o projeto faça sucesso não basta apenas uma boa idéia, sendo que é necessário todo um planejamento, entender quem é o público, procurar uma demanda que seja real e avaliar a viabilidade do negócio.


Veja abaixo alguns dados sobre o veículo rádio:




Assista abaixo a palestra dada pelo Felipe Bueno:





Para acompanhar o raciocínio do vídeo, veja os slides fornecidos pelo Felipe Bueno de sua palestra abaixo:





Ouça aqui o Podcast com uma entrevista exclusiva com Felipe Bueno ou se preferir, faça o download do conteúdo deste podcast aqui:







Fontes: Portal da comunicação / Brasil Radio News / Vertent / JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

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