terça-feira, 8 de setembro de 2009

Palestra Case Barack Obama

Aos navegantes,

Depois deste feriado de 7 de setembro, nós do Grupo 1 estamos aqui para divulgar a cobertura completa da palestra feita na última quarta feira pelo Tiago e o Gabriel da agência RIOT, especializada em mídia social.

Pra quem não teve a oportunidade de assistir, aqui vai tudinho sobre a grandiosa campanha de, ninguém mais ninguém menos, que Barack Obama.


Antes de começarmos pergunto: Você sabe o que significa mídia social?

Com o surgimento da era dos blogs, e outros sites de relacionamento como twitter e orktut, as pessoas começaram a expor seus pensamentos ao alcance de todos, trocando informações e opiniões. Levando isso em conta, algumas marcas passaram a utilizar esse universo para acompanhar as novas idéias e seus consumidores, e dessa forma divulgar cada vez mais seus produtos utilizando assim a mídia social.

Voltando à campanha de Barack Obama, vamos contar como ele construiu sua campanha usando a mídia social e obteve um enorme sucesso.

Desde o início do período eleitoral, o atual presidente dos Estados Unidos entendeu como funcionava o mecanismo da web, e soube utilizar esse mecanismo para se aproximar de seus seguidores e ainda crescer perante John Mc Cain nas pesquisas eleitorais.

Enquanto Mc Cain utilizava a internet como apenas mais um meio de divulgar sua campanha, Obama focou na natureza viral e democrática na web, e direcionando 2% de sua verba de campanha para mídia social, alcançou o incrível número de 130.000 seguidores no Twitter, 14 milhões de views em seus vídeos no Youtube, além de um grupo no Facebook com 2,3 milhões de membros.

“ Criar ações onde as pessoas estão e não onde você quer que elas estejam ”, este foi um dos principais pilares da campanha de Obama. E foi nisto que o homem mais poderoso do mundo hoje se baseou. Criou sites como Mybarackobama .com, onde os eleitores podiam montar seus próprios blogs para discussão sobre aquilo que achavam interessante.

E foi utilizando esse engajamento por parte dos eleitores que Obama conseguiu arrecadar cada vez mais doações para sua campanha. Ele não só disponibilizou widgets de arrecadação nas redes já existentes, como também colocou sua campanha em jogos como X Box Live e aplicativos para iPhone.

O segundo ponto enfatizado por Obama durante sua campanha foi: “ Não apenas esteja presente em toda parte, mas entenda a dinâmica de cada ambiente ”, e foi isso que o atual presidente fez, utilizou vídeos segmentados a cada tipo público para divulgar sua campanha alcançando uma maioria de eleitores. Diversos países e gerações e torciam por ele, pessoas de todas as etnias e classes sociais queriam sua candidatura.

Enquanto a campanha de Obama ia “de vento em popa”, John Mc Cain se sustentava apenas em divulgar sua campanha em algumas redes, sem sequer agradecer a seus apoiadores, o que deixou muitos de seus eleitores aborrecidos, fazendo com que seus seguidores no Twitter não passassem de 5000.

Finalmente o dia da eleição chegou, e como já era esperado, Barack Obama tornou-se o presidente. Não havia uma pessoa sequer que não conhecesse o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama. Com o título em mãos, o que aconteceria então com toda a mídia realizada?

Foi aí que Barack Obama mais uma vez surpreendeu, não só agradeceu a seus eleitores e seguidores, como também continuou utilizando todos os meios para mostrar à população o que seria feito em sua campanha.

O que ele fez foi aproximar a população americana transformando o que antes era ferramenta eleitoral em comunicação política. 48 horas após o anúncio da posse foi criado o site change.gov, ou seja, um ambiente onde os eleitores pudessem enviar idéias e opinar sobre os mais variados assuntos sobre o mandato, além de oferecê-los um blog para que pudessem acompanhar os passos do mais novo presidente.

Vídeos semanais de Obama e seus membros do gabinete passaram também a ser veiculados semanalmente no Youtube para informar aos eleitores.

Dessa forma, o atual presidente dos Estados Unidos se tornou também o homem mais conhecido em todo o mundo e utilizando não só a mídia social tornou conhecida também sua inesquecível frase e lema de sua campanha: Yes we can!

Por hoje é só pessoal. Quem tiver interesse em saber mais, abaixo está a apresentação de slides que foi passada na sala de aula e os vídeos com a cobertura da palestra.

Até a próxima!!!









Um comentário: