segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Novos Consumidores - Geração Jovem

O homem moderno está constantemente sendo bombardeado por informações no seu dia a dia, recebemos mais informações lendo um jornal de domingo do que o homem adquiria em toda a sua vida no século XVIII. A quantidade de informações é tão grande que não temos capacidade de processar todas elas. As pessoas estão cada vez mais dispersas e seletivas e as informações mais captadas são as que possuem maior relevância e que geram mais valor.

Em meio a um cenário muito competitivo, não basta falar o que seu consumidor que ouvir, primeiramente, é preciso captar sua atenção e depois é necessário se comprometer, dizer mais do que se espera, na hora e no local apropriado, de forma a envolver o consumidor e transmitir a mensagem tentando obter sua confiança.

É cada vez mais difícil conquistar diferentes pessoas com a mesma promessa, cada indivíduo difere quanto aos objetivos, ideais e expectativas sobre o mesmo assunto ou marca. Para suprir e superar essas expectativas é necessário conhecer a fundo a pessoa com quem se vai dialogar. Sabendo disso, as empresas passaram a gerar mais esforços para conhecer seu consumidor, seus hábitos e preferências. Nos últimos anos, houve uma crescente demanda por informações de hábitos de consumo e o surgimento de empresas especializadas em gerar essa informação.

Novos segmentos de mercado passaram a ser mais representativos para as empresas, e a massa deu lugar ao indivíduo. As empresas estão cada vez mais focadas em um grupo de clientes, assim, quando uma comunicação passa a ser mais direcionada, além de chegar mais próximo desse consumidor passa a falar com quem realmente importa, deixando de despender gastos em comunicar pessoas que não estão interessadas em sua marca.

A Editora Abril criou o Núcleo Jovem para trazer conteúdos cada vez mais interessantes para o segmento jovem e fornecer um serviço superior às empresas anunciantes. O núcleo jovem é capaz de mostrar, com estudos e avaliações, que entende esses consumidores. Ao conhecer melhor esse jovem, os geradores de conteúdo são capazes de criar conteúdos mais relevantes, fornecer serviços específicos de acordo com as preferências do consumidor e também de criar uma maior proximidade, conquistando assim, um vínculo mais forte entre a empresa e esse novo consumidor.

Para entender melhor o comportamento dessa geração mais jovem do país, o Núcleo Jovem da Editora Abril realizou uma pesquisa, na qual foram entrevistados 950 jovens brasileiros, das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.
Após a pesquisa, chegaram aos seguintes resultados:

1. Geração Seleção
O jovem não quer mais perder muito do seu tempo procurando pelas coisas que deseja consumir. Cada vez mais se valoriza referências através de fontes confiáveis no momento da escolha, principalmente de amigos, experts ou até mesmo marcas.
2. Consumo Viral
Para ter maior segurança na hora da decisão, o jovem busca referências confiáveis através de amigos. Há uma constante troca de informações entre esses jovens, principalmente por email ou busca de links interessantes na web. Dessa forma, esse grupo se torna um grande disseminador de informações.

3. Consumo da Expectativa
Para essa nova geração, a expectativa de adquirir o produto é maior do que a própria posse dele. Portanto, em muitos casos, a imagem que se tem pode ser mais importante que o produto em si. Isso porque o jovem está sempre com vontade de consumir, mesmo que não necessite do objeto de desejo. Muitas vezes, essa vontade de consumo pode ser atribuída ao sentimento de inclusão de um determinado grupo ou comunidade.

4. Comportamento Indie
O jovem se veste de maneira diferente, desafiadora e às vezes, irônica, como forma de se opor à massa, mesmo que seja apenas discurso. Eles questionam o sistema e querem mostrar que enxergam o mundo de forma diferente. Alguns movimentos que podem ser observados são: hip hop, funk e raggaeton.

5. Design Nation
O Design se torna, cada vez, um fator de escolha entre os jovens. Eles estão sempre atentos às novas tendências e lançamentos mundiais.
“A globalização permite maior acesso a uma gama variada de produtos com design apurado, o que torna o jovem mais exigente em relação a este aspecto nos produtos que consome”.

6. O Consumidor é o Conteúdo
Com o avanço das mídias sociais, a nova geração busca novas fontes de conteúdos: os próprios usuários. Através de blogs, flogs, álbuns digitais, comunidades, entre outros; o jovem pode expressar seus desejos, sua arte, criar seu próprio conteúdo, enfim, ele passa a ser ele mesmo o próprio conteúdo.

7. Psiconomadismo
A aceleração da sociedade e da mídia provoca uma ânsia na nova geração de experimentar de tudo, no menor tempo possível, e não mais se prendem a crenças ou estilos. Por isso, esses jovens são cada vez menos fiéis a uma marca, saltam de uma a uma pelos seus desejos de experimentação. A internet se tornou uma ferramenta que ajuda nesse desejo, dá possibilidade e facilidade de acesso a coisas que não são viáveis na vida real.

8. Mente Global, Alma Local
O jovem brasileiro apóia discursos que coloquem o foco no Brasil, mas ainda procuram tendências vindas de fora. Há cada vez mais uma valorização da cultura brasileira ao mesmo tempo em que estes jovens estão “ligados” com o resto do mundo. Há fusões com ritmos mais modernos como: samba-rock e bossa nova com música eletrônica.

9. A Revolução Natural
A nova geração possui uma consciência de seu próprio bem-estar, do equilíbrio do corpo e mente, entre o indivíduo e o meio ambiente. Assim, muitos jovens já tomam cuidado com sua saúde, parando com o consumo de refrigerantes, guloseimas, se tornando vegetarianos e praticando ioga.

10. Consumo Vazio
Essa é uma geração bombardeada de informações caóticas, novas tecnologias e números indefinidos de opções e escolhas no dia-a-dia. Assim, muitos jovens buscam uma fuga para esse “excesso”, e passam a valorizar mais um espaço no universo físico-virtual para conseguir lidar e fugir um pouco dessa realidade. Alguns exemplos de atividades que são procuradas: meditação, drogas e encontro com culturas inóspitas.

(Fonte: http://www.ytrends.com.br/index.asp)
Alessandra Honda, Camila Barcelos, Carolina Bae, Naomi Takeshita e Sarah Santos

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