domingo, 6 de setembro de 2009

Palestra sobre Novas Mídias MTV:
















A segunda palestrante (31/08/09) foi Sandra Jimenez, formada em matemática. Ela que começou sua carreira na Editora Abril como estagiária ,e depois de passar por todos os cargos dentro do seu setor foi convidada para participar da MTV, desde seu projeto inicial até hoje.
Em 1990, o Grupo Abril, diversificando suas atividades para além das publicações, lançou a MTV Brasil, a primeira TV segmentada do país dedicada ao público jovem. Em 1991, criou a primeira empresa brasileira de TV por assinatura, a TVA. Em sintonia com as tendências de convergência dos meios, a TVA ampliou suas atividades e hoje quase 400 mil assinantes, diretos e indiretos, de TV por assinatura e mais de 80 mil de Internet banda larga.

A MTV Brasil chega a 300 municípios em todo o país. Está presente nas principais capitais em sinal aberto, no ar 24 horas ininterruptas, em todas as suas retransmissoras e afiliadas.
Dados sobre a emissora:

A MTV é a maior TV segmentada do país - Presente em 31 milhões de lares (62% dos domicílios do país)
- 50 milhões de pessoas atingidas por mês
- 301 municípios cobertos pelo sinal MTV
- MTV é a 4ª. emissora com maior prestígio de marca e a número 1 em criatividade e inovação
- 30 programas, 14 horas de música ininterruptas em 11 faixas de clipes
- Mais de 1 milhão de internautas cadastrados, 6 milhões de page views e 37 mil unique visitors por dia

O assunto central da palestra foi como aproveitar os diversos tipos de mídias em benefício a sua marca, principalmente a mídia digital, dando exemplo da MTV mostrando como ela aproveita todas as mídias que lhe são compatíveis para envolver seu público.

Um dos exemplos mais recentes da MTV é a utilização blog e redes sociais. A MTV criou blog, perfil no Twitter e no Facebook para a edição 2009 do VMB. A atualização é feita por um dos roteiristas da premiação. Publica informações sobre a produção do evento, divulga os indicados e chama o público para votar.

Além do que o site da MTV é composto de vários outros blogs bem interessantes , com conteúdos diversos.Sem contar o twitter do portal MTV, o myspace,fotolog,orkut, além de poder compartilhar em social bookmarking como o digg e o delicious, e claro receber atualizações em RSS.

O público da MTV são jovens de 15 a 29 anos, bem diferente do grupo com esta idade há alguns anos atrás,quando não existia a internet ou o celular.

Hoje em dia ,os jovens de hoje fazem diversas coisas ao mesmo tempo, enquanto assistem televisão, estão conectados a internet, escutando música, mandando SMS ou qualquer outra atividade. Não estão apenas focados em uma única coisa.

Por este motivo a MTV, com base em pesquisas, está presente em diversas mídias das quais acredita que seja do interesse do público. Assim, não importa o meio que o público está, sempre haverá um modo de interagir com a marca.

Há blog dos apresentadores na internet , também tem como participar de alguns programas através do celular, tudo como complemento da programação não como o mesmo conteúdo.
Um ponto positivo é que como é uma marca ousada e descolada tem assim uma grande flexibilidade para sempre testar novas idéias aprovando-as e desaprovando-as na hora que acharem necessário conforme o gosto do público.

Assista ao vídeo da palestra:




Fizemos uma entrevista com a Sandra Jimenez , para aprofundarmos um pouco mais no assunto central da palestra , confira em nosso podcast :



Agradecemos a Sandra pela entrevista concedida !

Abraços

Andrea Lanfranchi, Camila Reis, Cinthia Gomes, Jacquelline Iaguchi, Juliana Natori, Marcela Fukuoka e Mariane Marques. CSOS6A

Nenhum comentário:

Postar um comentário