quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ELEMIDIA E OUTRAS MÍDIAS

Hoje em dia só se fala de mídias alternativas, o boom do web-advertising, premiações para campanhas integradas (ainda mais quando fogem completamente das mídias tradicionais), a geração multitask e a guerra pela atenção do público em tudo quanto é suporte físico, auditivo, visual e até gustativo e olfativo. O fato é que todos querem descobrir uma nova mídia eficaz. E não só isso, todos querem aproveitar ao máximo do meio do momento. Inicia-se a disseminação das mídias out of home.
As razões para tantas mudanças são várias. A primeira, que já não é novidade, é a mudança no consumidor. Ele não é mais passivo; pelo contrário, o público pode se tornar uma ferramenta muito poderosa de comunicação tanto a favor quanto contra um produto ou marca (ou idéia). O conteúdo criado e transmitido nas redes sociais, blogs e outras ferramentas de comunicação na internet são cada vez mais utilizadas antes da decisão de compra. Mas o ponto principal da mudança do consumidor é que ele não é mais ingênuo; ou seja, ele busca se informar muito bem sobre cada produto, sabe distinguir benefícios de mentiras e está cada vez mais difícil de ser impactado.
Outros fatores que contribuem para o enorme crescimento assombroso da mídia out of home são o avanço tecnológico e a nova mentalidade publicitária. O primeiro deles é mais óbvio e fácil de se perceber nos lares, nas ruas e até mesmo no seu bolso. Não se trata apenas da contínua diminuição do tamanho dos contêineres de informação, os chips, que nos aproximam dos filmes de guerras estelares, mas o que está fazendo mais diferença é a conectividade dos aparelhos eletrônicos. Ou seja, do celular à geladeira, tudo pode se conectar a internet, configurando uma emaranhada e complexa rede de informações que podem ser alteradas por qualquer pessoa. E agora entra a parte dos publicitários. Eles perceberam que se o público está mais ativo, buscando informações de mais fontes e passam cada vez menos tempo em casa, talvez as mídias tradicionais não fossem mais o melhor caminho para atingir seus cérebros ou suas carteiras. Não, os consumidores pedem por conteúdo e benefícios, muitas vezes sequer tangíveis, e não por divulgação de produtos.
O lugar onde se vê mais claramente essa mudança do comportamento tanto dos consumidores quanto dos anunciantes é nos PDVs. Sabendo que, segundo a pesquisa feita pelo instituto POPAI no Brasil, 85% dos compradores toma a decisão do que comprar no PDV, o Carrefour está investindo nos monitores que serão dispostos dentro das lojas e na TV Carrefour, que já está em funcionamento em cinco lojas. Com isso, o grupo francês pretende atingir cerca de 27 milhões de pessoas por mês até o final de dezembro. E indo mais longe, a Wal-Mart TV nos Estados Unidos é a quinta maior emissora de televisão em audiência no país, com cerca de 125 mil telas instaladas em 3,2 mil lojas.






PALESTRA MARCELO AGUIAR








































No dia 23 de setembro, Marcelo Aguiar, gerente de marketing da Elemidia, ministrou uma palestra sobre a empresa e o cenário favorável para a Digital Out Of Home (DOOH) e possíveis novos métodos de interação com o público.

Mas antes, um pouco sobre a Elemidia:
A Elemidia é a líder em mídia digital Out of Home na América Latina, veiculando e atualizando mensagens publicitárias e conteúdo noticioso em tempo real em todos os seus monitores espalhados por diversos ambientes.
Fundada em 2003, em Alphaville, no estado de São Paulo, a empresa não pára de crescer e foi, recentemente, eleita em Nova Iorque como uma das mais inovadoras do mundo dentro do segmento.
O primeiro passo a ser conquistado foi os elevadores dos principais edifícios comerciais do País. Em seguida, a Elemidia resolveu expandir os seus negócios e passou a instalar e gerenciar seus monitores em outros ambientes como hotéis, universidades, shopping centers, academias e lojas de conveniência.
Com mais de 7 milhões de pessoas diferentes impactadas numa única semana nos mais variados ambientes, os benefícios aos anunciantes são muitos. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, o nível de atenção nos elevadores alcança 97%, enquanto o recall das mensagens publicitárias chega a 63%. O levantamento aponta que 69% do público pertence às classes A e B.
E tudo isso contribuiu para a conquista do Prêmio Veículos de Comunicação na categoria mídia digital indoor. Os principais profissionais de mídia e marketing do Brasil votaram e elegeram a Elemidia como Veículo do Ano, comprovando que o grupo Elemidia está no caminho certo.

Números

Edifícios Corporativos
Maior empresa de mídia digital out of home da América Latina, a Elemidia está presente nas principais cidades brasileiras e na Argentina, com monitores instalados em elevadores de edifícios corporativos, hotéis e centros empresariais no País. O resultado é um público de mais de 1,1 milhão de pessoas impactadas semanalmente nestes ambientes. No entanto, a Elemidia comemora um crescimento diário, nos diversos segmentos em que atua.

Hotéis
As mais conceituadas redes hoteleiras já contam com o sistema da Elemidia em suas unidades.
São monitores instalados nas redes Novotel, Sofitel, Mercure, Hilton, Blue Tree Towers, Transamérica, Clarion, Quality, Comfort e Radisson, entre outros.
Shoppings
Exposição de sua marca de forma absolutamente inovadora, num ambiente propício ao consumo: os grandes centros de compras. Com visual e tecnologia totalmente exclusivos, os totens da Elemidia Mall já podem ser vistos em diversos shoppings espalhados pelo Brasil.
Com formato ímpar, o design dos totens foi criado pelo arquiteto Índio da Costa. O display digital é posicionado na vertical, com telas de 42 polegadas. Trata-se, sem dúvida, de um novo conceito de comunicação e posiciona a Elemidia Mall no mercado como o primeiro veículo de publicidade a gerar uma experiência em high definition no PDV. A grade de programação é elaborada a partir de notícias do Portal Terra, peças institucionais dos shoppings, vinhetas publicitárias e conteúdo da própria Elemidia customizado para este ambiente.

Lojas de Conveniência
Recentemente a Elemidia inaugurou suas telas nas lojas de conveniência da rede am/pm em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a instalação de mais de 100 monitores em 73 lojas. Com 87% de classe AB, 74% com curso superior e freqüência de 1,6 visitas por semana, 85% dos consumidores aprovam os nossos monitores nos pontos de venda. Com a entrada neste novo ambiente, a Elemidia também digitalizou a comunicação nas lojas de conveniência, criando uma nova ferramenta para você colocar o seu produto em destaque nos pontos de venda.

Academias



Cerca de 5 mil pessoas assistem à programação da Elemidia Fitness por semana, nas academias Reebok, inclusive na nova unidade do Shopping Cidade Jardim. Com conteúdo desenvolvido especialmente para este público, a programação conta com notícias, anúncios publicitários e uma extensa grade voltada à prestação de serviço aos alunos.
O momento e tendências
Para manter a Elemidia líder na América Latina (com 46% de share) nesse setor, que é o que mais cresce no Brasil, a empresa conta com profissionais na área de vendas altamente qualificados, que possam atender aos profissionais de mídia modernos. E por que é preciso ser altamente qualificado? Porque o profissional de mídia está modernizando suas ferramentas de trabalho para conseguir atender uma maior variedade de meios simultaneamente. Apesar do crescimento em investimentos na mídia out of home no Brasil ser de 68,33%, a meta anual de crescimento em vendas da Elemidia é de 100%. Ou seja, a cada ano a meta é dobrar de faturamento. A empresa opera em 22 cidades, incluindo as principais capitais do Brasil e também está em Buenos Aires.
O que caracteriza o DOOH é o fato de ser exposto em ambientes de espera como elevadores, academias, shoppings ou pontos de venda e ter conteúdo direcionado ponto a ponto. Conclui-se que não é do tipo broadcast, com cobertura ampla, mas sim narrowcast, tendo a possibilidade de ser endereçável. Justamente pelo fato de ser um canal narrowcast, é possível alcançar o incrível nível de atenção de 93%, muito maior que qualquer outro meio. Além disso, como os monitores da Elemidia são colocados em locais de passagem e estratégicos, 10 milhões de pessoas são impactadas em uma única semana atualmente.
Como a atualização do conteúdo dos monitores é feita por uma rede interna e pela internet, os anunciantes podem fazer ações de comunicação específicas para cada praça e com a vantagem de editar o conteúdo em tempo real. Porém é preciso se atualizar nesse tipo de mídia tão dinâmica, e foi feita uma alteração no formato do conteúdo veiculado. A mudança se deu no layout e no tempo de cada inserção. Com essa mudança, houve uma diminuição de quase 30% no número de inserções por semana. Isso significa que havia menos inserções por anunciante, só que mais impactantes. Mas o conteúdo não é só controlado pelos anunciantes, é claro. Como dito anteriormente, os expectadores esperam algo a mais, esperam conteúdo.
As notícias em tempo real transmitidas pela rede Elemidia são fornecidas e tem a credibilidade das informações garantidas pelo Terra. Ainda assim, é preciso que haja um profissional responsável em lidar com a veracidade das notícias disponibilizadas pelo provedor. Além disso, o grupo Elemidia procurar evitar alguns tipos de conteúdo, como política. Isso acontece porque não se tem controle total dos transeuntes que podem vir a entrar em contato com o conteúdo de cada monitor.
Mas ainda há muito que se desenvolver para esse tipo de mídia. Formatos como o touchscreen e a realidade aumentada estão ainda em estudo. Com isso, seria possível fazer ações muito mais segmentadas e com possibilidade de conteúdo mais relevante. É uma mídia que está ainda engatinhando e tem muito potencial para se desenvolver.




GRUPO 4 - CSOS 6 E


Alexandre Freire, Bruno Correa, Fabio Salmoni e Thiago Luis

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