quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Palestra NET - TV Digital e Interativa (CSOS6E)

Palestra: NET - TV Digital e interativa
Palestrante: Alessandro Maluf - Marketing, NET.

Na última quarta-feira, dia 21/10, Alessandro Maluf, Gerente de produtos Pay TV da NET foi até a ESPM falar de TV digital e suas conseqüências. O objetivo deste post é tentar mostrar um pouco das palavras e experiências de Maluf, assim como gerar um conteúdo informativo e curioso sobre os temas da aula.

Maluf começou sua aula explicando que a televisão analógica terá um fim no Brasil, mas que isso não está próximo. Porém, esse tipo de transmissão já foi encerrada nos EUA e todas as pessoas que hoje querem assistir TV lá na terra do tio Sam precisam dispor de um conversor específico. No nosso querido Brasil baronil, até a data de encerramento da transmissão analógica, as emissoras terão dois canais disponíveis para enviar sinal – um para sinal analógico e outro para sinal digital. No entanto, apesar de o sinal digital ser de qualidade superior ao analógico, não é necessariamente de alta definição. A HDTV é nada menos que o padrão de TV Digital mais alto, mas precisamos ter duas coisinhas básicas para vermos essa imagem totalmente beautiful: primeiro, a emissora precisa transmitir um sinal de alta definição e, segundo, é preciso um equipamento certo para recebê-lo e vê-lo.

Se você procurou recentemente por aparelhos de televisão nas grandes lojas de varejo de produtos eletrônicos, sabe que a TV digital, ou DTV, é o negócio do momento. A maioria das lojas dedica parte de sua área de televisores para os aparelhos de TV Digital, num movimento antecedido primeiro pelas TVs de tela plana, depois pelas Wide Screen e depois pelas TVs de Plasma e LCD. A menos que você faça parte do pequeno grupo de pessoas que já adquiriu um aparelho de DTV, o que você tem em sua sala de estar é uma TV analógica normal que parece funcionar muito bem, apesar de toda essa agitação.

A maioria das pessoas, confrontada com esse nível de proliferação de produtos, somente pode perguntar: "Afinal, o que está acontecendo?!". No Brasil, a estréia da TV Digital ocorreu em 2 de dezembro de 2007, após muita polêmica em torno da tecnologia de transmissão que seria adotada: européia, americana ou japonesa. Diante de vários problemas, de muito lobby e do atraso do início das transmissões, optou-se por analisar e testar os três modelos novamente. Depois de iniciadas as discussões sobre a TV Digital, em 29 de junho de 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto regulamentando a escolha do padrão japonês para a TV digital brasileira. Na prática, isso quer dizer que a TV digital no país é compatível com a tecnologia atualmente utilizada no Japão.

As transmissões do sinal digital começaram por São Paulo, e vão ser estendidas para o resto do país progressivamente. Os conversores que permitem aos televisores receber esses sinais digitais podem ser encontrados em lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, bem como os televisores preparados para a TV digital - geralmente essas TVs vêm identificadas com o selo "HD Ready". O governo brasileiro espera que, até dezembro de 2016, a TV digital substitua a TV analógica no país. Porém, Alessandro Maluf acredita que no Brasil o sinal analógico ainda estará em vigor até 2020. Assim como nos EUA, quando isso acontecer, toda a transmissão analógica será interrompida e será necessário ter um conversor ou um televisor compatível com o sistema para poder assistir aos programas de TV favoritos. As emissoras de televisão devem ter os equipamentos apropriados para transmitir os sinais e os consumidores devem ter os aparelhos de TV para receber tais sinais, como dissemos no começo do texto.

Além de toda a melhoria visual e de todos os aspectos gráficos que a TV digital irá oferecer aos consumidores, ela também possibilitará muita interação com os telespectadores. O que os clientes desejam é montar sua própria programação e assistir seus programas na hora que quiserem e que for mais conveniente. Não é horrível perder os 15 primeiros minutos de um filme só porque sua tia-avó ligou para você dizendo que está com saudade? Ou sentir uma vontade enorme de fazer xixi bem quando o atacante do seu time vai bater um pênalti? Pois é, com a Tv digital não teremos mais inconveniências desse tipo. Teremos um recurso disponível para gravar nossa programação, parar um filme e continuar no momento que quisermos, entre outras opções que permitirão aos telespectadores montar sua própria programação e customizá-la conforme suas vontades.

Já na interação com a televisão, Maluf mostrou um vídeo como exemplo que foi muito curioso. Era uma corrida de carros da Nascar, categoria norte-americana de automobilismo, que os telespectadores podiam escolher as câmeras com ângulos diferentes, ouvir som digital 5.1 como se estivesse dentro do carro de corrida, além de poder comprar por meio da televisão, por exemplo, a camiseta da escuderia do seu piloto favorito. Toda essa interação é fundamental, pois os consumidores estão cada vez mais abertos para vários tipos de comunicação.

Agora, o que nos resta, é esperar por mais novidades que vêm por aí. Qual será a próxima novidade? Qual será a nova tecnologia utilizada? O que mais poderemos fazer na frente da telinha?

Para finalizar, alguns vídeos bacanas sobre o tema:

-Vídeo do programa "Olhar Digital" sobre interatividade na TV Digital:
http://www.youtube.com/watch?v=QNvXCnUF4D0

-Vídeo de inauguração da TV Digital no Brasil, que ainda NÃO "é para todo mundo":
http://www.youtube.com/watch?v=HeVnI_-P6q0&feature=related

-André Varga, da Samsung, mostra o primeiro celular no Brasil que capta sinal de TV Digital
http://www.youtube.com/watch?v=tG7T0UQriMw&feature=related

É isso aí, amigos ...
Abraços e Beijos!

Grupo:

Eduardo Gatto
Felipe Sintra
Nayara Rampim
Lissa Lourenço
Marcella Poli
Guilherme

CSOS6E

2 comentários:

  1. é gente o mundo está cada vez mais interativo... estou vendo a hora que quem vai criar o conteúdo dos programas são os espectadores.

    Tudo bem que criar pode demorar um pouquinho, mas logo logo estou vendo a hora que cada um poderá escolher o final que quer nas novelas : )

    ResponderExcluir