sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Como Obama conseguia estar tão presente?

O segredo estava em suas atitudes.
Vídeos, materiais, canais eram apropriados para “falar” com cada estado americano.
Além da segmentação geográfica, o candidato fez uma segmentação por raça, sexo e idade. Exemplo disso eram os vídeos em que Michelle Obama aparecia falando diretamente para as mulheres.


Uma atitude inteligente para aproximar os eleitores e transformá-los de meros eleitores passivos para eleitores ativos e influentes foi a criação do “Youbama” que remete ao nome do site YouTube, porém se diferenciava totalmente do original. Ali, as pessoas poderiam mandar seus vídeos, de apenas 30 segundos, e dizer por que votariam em Obama. Os vídeos circulariam na televisão para acesso de todos, e cerca de 1100 vídeos foram enviados.
No site Flickr, maior site de fotografia, Obama abriu espaço para a postagem de fotos não somente tiradas por pessoas próximas a ele, mas também por pessoas comuns, futuros eleitores que haviam tirado fotos com o candidato.


Obama e McCain:

No que diz respeito ao Twitter, Obama tinha mais de 130 mil seguidores, e suas atualizações chegaram a um número de 263.


McCain possuía apenas 23 atualizações durante a toda a campanha e não interagia com seus seguidores. Mesmo durante o dia da eleição o candidato não deu um parecer agradecendo às pessoas pelos votos obtidos.
Na rede de vídeos YouTube, Obama possuía 134.846 visitantes inscritos e cerca de 1800 vídeos.
McCain, por sua vez, possuía 29.200 inscritos e apenas 330 vídeos.
Nos games Obama estava presente também, sendo que comprou muitas plataformas. Para que tudo parecesse mais real, inseria imagens suas nos games de uma forma sutil.
Na inovação do iPhone, Obama também teve participação. Criou aplicativos personalizados para participar mais ainda do dia-a-dia das pessoas, enviando notícias sobre a campanha em geral.
Grupo: CSOS 6A Alana Mello, Bruna Camanzano, Bruna Navas, Marina Martins, Pedro Cesário, Priscila Lugero e Tainã Alfano

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