sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Criar ações nos lugares onde as pessoas estão.



A campanha eleitoral de Obama obteve grande sucesso nos Estados Unidos, e um dos motivos é que ele soube se comunicar com as pessoas.
O candidato à presidência conseguiu segmentar a sua participação utilizando ferramentas de comunicação de acordo com o público que queria atingir.
Um exemplo foi a formação do Black Planet, voltado aos negros.
Obama teve aparições em diversos sites e redes sociais como You Tube, Facebook, Twitter, sendo que o Facebook era a rede em que o candidato mais aparecia. Os possíveis eleitores podiam entrar contato com ele e obter informações a respeito dele e de sua campanha.
David Arinomo aparece neste contexto apresentando o conceito de que há dois pontos muito importantes para chamar a atenção dos consumidores:
- Planejamento sustentável (relacionamento duradouro com seus clientes).
- Ações de impacto (ações momentâneas, localizadas).
Outro conceito utilizado na campanha de Obama foi o “call to action”.
O futuro presidente criou a página www.barackobama.com na qual os internautas podiam fazer uso da rede social para criar seus próprios blogs para discussão, enviar recomendações diretamente à campanha, organizar eventos, realizar doações para a campanha, entre outras atividades.



Todas essas possibilidades de contato entre o candidato e os eleitores somente aproximavam as partes para a formação de um relacionamento, que poderia ser consistente e positivo.
O principal detalhe é que, durante toda a sua campanha, Obama não pedia às pessoas indiscretamente para que votassem nele. Conseguia conquistar eleitores expondo suas idéias de maneira simples e objetiva.
Vale observar que a Internet foi responsável por cerca de 87% de toda a arrecadação obtida durante a campanha do candidato, sendo que 93% dos doadores contribuíram com menos de 100 dólares. – conceito que pode ser comparado ao “long tail”.
Diferentemente de Obama, tem-se o comportamento de John Edwards quando lançou sua campanha, anos anteriores. O candidato chegou a criar 24 perfis em redes sociais, mas os perfis eram utilizados somente para se promover. Em outras palavras, a rede social não foi utilizada para criar um relacionamento real com os eleitores.

Grupo: CSOS 6A Alana Mello, Bruna Camanzano, Bruna Navas, Marina Martins, Pedro Cesário, Priscila Lugero, Stephanie Gomes e Tainã Alfano.





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