quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mídias digitais - Carlos Fan - Agência Click




Introdução

No cenário atual de revolução de hábitos e tecnologias e com os avanços do consumo de mídia em mobilidade, em breve esqueceremos as segmentações habituais da mídia em canais, veículos e aspectos sócio-demográficos como conhecemos hoje. Tudo será visto, transmitido e consumido por meio de uma tela interativa, não importa em que lugar ela esteja: no celular, na sala de estar, no carro ou no escritório, levando a guerra pelo consumidor para além das fronteiras da mídia tradicional.

A evolução da Internet, a pluralização das mídias e as novas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, se utilizadas de forma combinada, são uma trilha direta para quem quer atingir o novo consumidor, a custos cada vez mais acessíveis. Os smartphones, por exemplo, serão 48 milhões na América Latina até 2014, segundo estudo divulgado recentemente pela Pyramid Research, e sabe-se que terão uma presença cada vez maior entre o público jovem e a classe C.

Essa tendência reforça o crescimento do mobile marketing, que já começou a transformar o dispositivo móvel em uma poderosa ferramenta para interação com o consumidor. Não é à toa que este mercado deve movimentar 24 bilhões de dólares no mundo até 2013, de acordo com pesquisa da ABI Research.

Períodos de turbulência econômica como o que estamos vivendo servem como prova de fogo para as organizações inovarem e repensarem seus modelos de comunicação. Neste momento é imprescindível pensar soluções diferentes e criativas para os antigos problemas.

Soluções inovadoras e eficientes, hoje, passam obrigatoriamente pela busca do consumidor em seus hábitos de navegação na Internet, na pesquisa das novas relações de consumo e no uso relevante e responsável das novas mídias digitais. Quem busca resultados hoje adequa sua linguagem ao público e à pluralidade dos meios em campanhas com as mal exploradas mídias móveis, explora o universo de mídias sociais que já são uma realidade no país, cria tendências, mede tudo que faz na Internet, monitora e altera os rumos das campanhas em tempo real.

Os meios de comunicação digitais já são os mais utilizados pela população mundial, que dedica a eles mais horas semanais do que à televisão, ao rádio, aos jornais impressos ou ao cinema, informou neste sábado a União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Em seu relatório "Digital Life 2006", divulgado hoje, a organização da ONU reflete sobre as mudanças introduzidas pela tecnologia digital no mundo todo. Segundo Lara Srivastava, integrante da divisão de Novos Programas da UIT, as comunicações são cada vez "mais digitalizadas, mais móveis e mais amplas".

Segundo os dados do organismo técnico, os menores de 18 anos dedicam aos meios digitais uma média de 14 horas semanais, enquanto reservam 12 horas para a televisão; 6 para o rádio e 2 para os jornais, revistas e cinema.
Entre os indivíduos na faixa etária entre 18 e 54 anos, os meios digitais absorvem 16 horas; a televisão, cerca de 13; o rádio, 8; os jornais, 2 (entre pessoas de 36 a 54 anos esse tempo sobe para 3 horas); as revistas, outras 2; e o cinema, uma.

A única exceção são os maiores de 55 anos, que ainda dedicam 16 horas à televisão, 8 para os meios digitais, 7 para o rádio, 5 para os periódicos, 3 para as revistas e menos de uma para o cinema.

Além disso, as comunicações são progressivamente "mais móveis", já que, enquanto cerca de 125 anos se passaram para que houvesse no mundo mais de um bilhão de linhas telefônicas fixas, foram necessários apenas 21 anos para que houvesse o mesmo número de linhas de telefonia celular.
Além de mais digitalizadas e móveis, as comunicações também são cada vez "mais amplas", pois as redes aumentam sua capacidade de maneira exponencial, o que permite intercâmbios de informação mais rápidos, mais completos e em mais formatos simultâneos.

Hoje, também, é comum ouvir histórias de crianças de 6 anos que programam os vídeos depois de tentativas frustradas dos pais. Pela primeira vez na história, as crianças são a autoridade. Estas dominam os novos meios tecnológicos, enquanto os adultos tentam não ser ultrapassados por eles.

Em países mais desenvolvidos, como os EUA, o Japão, a Suécia e a Finlândia, a geração nascida a partir de 1979 cresceu num ambiente em que as mídias digitais são parte integrante. Estas mídias são para ela algo tão natural como a própria vida. Com elas as crianças brincam, aprendem, comunicam e trabalham.
Em suma, abandonar de vez o conforto tradicional das ações da mídia convencional, altamente onerosas e nem sempre igualmente eficazes e lançar mão das inúmeras ferramentas cross-media de que dispomos, graças às inovações tecnológicas que o mundo 2.0 nos proporciona, parece ser o novo mantra para o profissional de marketing dos nossos tempos.

Palestra – Carlos Fan – Mídias Digitais

No dia 28 de outubro foi realizada uma palestra, na ESPM, por Carlos Fan, que trabalha na área de Planejamento da agência de mídias digitais Click.
A principal ferramenta que Carlos Fan citou foi o conceito de Cross Media, uma ferramenta onde se utiliza de diversas mídias (Internet, TV, rádio, mídia impressa, móbile,etc) para divulgar e promover uma marca. Esta ação resulta em um maior impacto e, principalmente, em interatividade com os consumidores/clientes ou clientes em potencial.

Fan nos expôs como uma agência de mídias digitais normalmente trabalha: o briefing passado pelo cliente vem com uma linha criativa da agência “offline”, assim a agência “online” precisa seguir a idéia pré-estabelecida.

No Brasil as principais empresas que lançam mão desse serviço de Cross Media são a Abril (através de suas publicações e da Abril.com) e a Globo (publicações, TV e Globo.com). No ano de 2002, cerca de 50% do faturamento da Globo.com foi através de estratégias de cross media, sendo o programa "Big Brother" o grande responsável por esse número, que através do portal do programa gerou um grande tráfego de usuários pelo site e conseqüentemente alavancou as vendas.

Já a Abril.com oferece o Projeto One Day, que consiste em um dia de cobertura maciça em vários sites adequados ao target, sendo a promessa de mais de 1,5 milhão de impactos/dia.

Seguem alguns cases de mídias digitais expostos pelo palestrante:

Fiat Punto

O conceito do carro é de conectividade total com o telefone celular. Foi o primeiro carro no Brasil lançado exclusivamente em mobile. Se você recebe um SMS dentro do seu Punto, o 'carro lê' a mensagem de texto pra você.Na época do lançamento, banners interativos na internet e no celular convidavam o usuário a fazer test-drive no Fiat Punto.



Acessando o link abaixo você pode conferir melhor como foi o lançamento do Fiat

Punto: http://www.youtube.com/watch?v=X8ARWABrSs0

MAPFRE (seguradora)

Segundo Fan, o desafio com a MAPFRE era de não fazer uma comunicação entediante e repetitiva, como estamos acostumados a ver em propagandas de seguradoras, e passar para o consumidor a importância de se ter um seguro.

Veja a Campanha: www.omaiorbarbeirodobrasil.com.br

Nextel

A Click fez o lançamento do Blackberry da Nextel, onde o desafio seria tirar o estigma da cabeça do consumidor de Nextel+BB = Aparelho muito grande! A campanha teve como tema realidade aumentada.

Site do aparelho: www.queronextel.com.br/blackberry

Credicard Hall 10 anos: Concurso Cultural 100% realizado pelo twitter.



C&A Mobile Viral

Ao acessar a página C&A/outono/invero 2008 começa a rodar um vídeo. Ao lado dele abre-se um espaço para que você preencha seus dados (nome, telefone e e-mail). Após o preenchimento dos dados, o vídeo continua a rolar.

Nele, o garoto-propaganda da C&A, Sebastian, está em uma ligação com a Daniela Sarahyba quando, de repente, uma de suas assistentes o avisa que há alguém querendo falar com ele. Sebastian reluta, mas ao ver o nome (da pessoa que colocou fez seu cadastro) no recado, ele interrompe a ligação imediatamente.

Assim, Sebastian pega seu celular e liga para o seu número (torpedo de Voz), enquanto isso o vídeo continua a rolar, dando a nítida impressão de que ele realmente está falando com você. Isso fez com que gerasse uma interatividade com o consumidor

Segue o site da campanha:
http://www.cea.com.br/hotsite/outonoinverno2008/?pid=999

Veja como foi o acompanhamento instantâneo da palestra através do twitter:
www.twitter.com/accm_mobile2009

O Audio da palestra está disponível para dowload, é só clicar no link abaixo:
http://www.4shared.com/file/138115456/2c010e5c/Palestra.html


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