quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Alguns Números e Cases





Apesar de ser um tema pouco explorado, o mobile vem ganhando força e tornando cada vez mais uma boa opção de mídia para grandes clientes que querem entreter e impactar seu consumidor de maneira diferente.
Para ser mais clara, alguns número do móbile no Brasil:
- 150 milhões de linhas ativas
- Aproximadamente 120 milhões de usuários únicos
- 80% é pré-pago
- 100% dos aparelhos enviam e recebem sms.
- 60% dos brasileiros já mandaram uma sms na vida.
- 16 milhões de usuários navegam na internet móvel no mês.
- 50% dos aparelhos têm Bluetooth, câmera fotográficas, vídeos e download de aplicativos.
A penetração em mobile é algo que surpreende a muitos. Pois temos 120 milhões de usuários em móbile entre as classes A, B, C, D e E, contra 60 milhões de usuários da internet. Esse número se dá pelo fato de que hoje todos têm um celular, ao contrário de um computador. A penetração que ocorre nas classes C, D e E é muito maior em Mobile do que em Internet. Com esses dados acredita-se que móbile passe a ser uma mídia de massa logo.
Talvez vocês ainda não acreditem em mim. Vou falar de alguns cases para provar que mobile não deve ser deixado de lado.
Impressora X Papel
Você sabe que seu consumidor é muito conectado no mundo virtual e adora novidades. Para que fazê-lo perder tempo imprimindo algum bilhete? Transfira a experiência do usuário para o celular. Foi isso que Seda Teens criou para sua campanha. Uma ação integrada de web e móbile, fazia com que as meninas que quisessem ganhar o brinde, acessasse a web, deixasse seu número de celular no hot site da promoção, elas automaticamente recebiam um sms, que servia de “passaporte” para pegar o brinde no stand da marca.
A mesma coisa foi feita por Ecoesfera. O consumidor ao procurar informações sobre empreendimentos, teria a opção de deixar o número do celular no Hot site, ele então passaria a receber informações sobre o empreendimento desejado, evitando assim anotações em um papel.
Endomarketing
A Vivo soube usar o Mobile em seu favor em um de seus eventos para público interno. Era notado que os eventos eram sempre a mesma coisa, nunca tinha empolgação dos funcionários. Foi descoberto que eles tinham vergonha de perguntar ao Palestrante do Evento que muitas das vezes eram seus supervisores, diretores e até mesmo presidente. Com ajuda do Mobile esse problema foi superado. As dúvidas podiam ser mandadas por sms, sem mão levantada, sem interrupções indesejadas. E além disse o celular foi usado para fazer integrações com os outros participantes do evento. Mensagens eram trocadas, foi feito também uma competição envolvendo um caça ou tesouro por sms. Bom, nem preciso dizer que dessa vez o Evento foi um sucesso, né.
Outra ação interessante foi feita pela Polishop. A empresa foi atrás de seus consumidores ao invés de esperar que eles a procurassem. Era mandado um sms ofertando um determinado produto, se a pessoa respondesse com interesse ao sms, a Polishop ligaria para pessoa para os acertos finais.

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