segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Palestra: Meios Digitais - Agência Click

Carlos Fan, administrador de empresas e diretor de planejamento da agência Click há 3 anos, foi o palestrante da semana, sobre mobile marketing e meios digitais. A Click, agência da interatividade, gosta de integrar planejamento, criação e tecnologia em grandes projetos para internet e mobile marketing. Gosta de fazer valer cada centavo de investimento de seus clientes e parceiros na internet, como Coca Cola, Sadia, Brastemp, Credicard, Fiat e outros clientes, que acreditam que para se obter um grande projeto de sucesso, são necessários: uma estratégia consistente, um desenvolvimento impecável e ações que façam o público utilizar os serviços oferecidos.
A partir disso, a agência Click possui diversos cases de sucesso, como o caso da Mapfre Seguros. O desafio era mostrar que a Mapfre é uma seguradora diferente das outras do mercado. A recomendação da Click foi de lançar a campanha do “Barbeiro do Brasil”, que foi de grande sucesso e se estendeu para as outras mídias, BTL e ATL. Houveram diversas ações com o engajamento de blogueiros, com os públicos em sites, e a partir disso, estendeu-se para o offline.


Outro grande case de sucesso da Agência Click, foi o da ESPN, cujo desafio era da própria rede comunicar-se com o fã do esporte. A recomendação da agência foi de utilizar diversos meios digitais como plataforma para uma grande campanha, como o portal, que haviam promoções que se tratavam de parcerias com os fãs do esporte (levou mais de 20 milhões de fãs por ação), bolão ESPN, que tratou-se de uma competição com premiações (mais de 90 mil acessos), e personalização da home page da ESPN, pelo próprio fã, que podia escolher os assuntos que iriam aparecer em sua página inicial. Nos canais de TV os fãs podiam interagir com seus programas preferidos; através da newsletter semanal, os fãs recebem agendas com diversas informações sobre seu esporte preferido e notícias dos esportes em geral, pelo Twitter, notícias e resultados do esporte (em dois meses e meio mais de 13,8 mil fãs começaram a seguir a ESPN.



No contexto atual, temos um consumidor mergulhado em uma infinidade de meios, canais e informações. Incorporar a mensagem das empresas em seu público-alvo, paradoxalmente, nunca foi tão difícil ou acessível. Afinal, se por um lado as dificuldades em atingir quem se almeja crescem de forma exponencial, é igualmente infindável as formas e oportunidades que surgem nesse cenário amplamente conectado.
A penetração dos meios digitais parece ir além do preconceito entre as classes, fazendo do Brasil o sexto pais no ranking mundial de usuários de internet. Essa mudança no comportamento do consumidor faz as empresas gradativamente mudarem suas ações e estratégias. Negar os avanços e apostar no tradicional comercial durante a novela mais assistida” ou “anúncio duplo em uma revista famosa”, já não garantem os mesmos resultados de antigamente. No panorama atual, os meios digitais tem ganhado um espaço maior que o anterior “final de budget”.
Inovar e interagir com o consumidor de forma criativa é o que tem levado as grandes empresas a procurarem por agências como a Agência Click. O sucesso em proporcionar verdadeiras experiências com as marcas que tem como conseqüências resultados reais no aumento da receite, é a prova que é preciso estar em sintonia com o seu consumidor, ouvindo o que ele ouve, estando no lugares que ele vai e, ainda mais desafiante, fazê-lo procurar por você.
O vídeo “Did You Know” vem para reafirmar o dinamismo das informações e a necessidade de acompanhá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário