sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Campanha 'Yes, We Can"

Um dos maiores sucessos de sua campanha foi a adoção do vídeo musical “Yes, We Can”, em que artistas de renome participaram apoiando a eleição do presidente. De forma totalmente sutil, a campanha buscava atingir o lado emocional do eleitor e pregava valores positivos como esperança e perseverança através da frase: Yes, WE can.


Ainda, reforçava a palavra WE, reforçando a idéia que construiriam novos Estados Unidos, de forma conjunta, através da união.
Ainda com a campanha "Yes, We Can" foi criado o site Hope Act Change. Neste site o vídeo “Yes, We Can” estava disponível aos internautas e a imagem do vídeo era composta por mini fotos que, ao serem destacadas pelo mouse do computador, tornavam-se maiores e relatavam fotos de diferentes eleitores.



A candidatura de Obama

Obama soube utilizar seu conhecimento, sua inteligência e simpatia para perceber que as pessoas são diferentes, possuem estímulos diferentes e necessidades diferentes.
Desta forma utilizou-se de abordagens distintas de comunicação mercadológica para conseguir falar com os diferentes públicos.
Ao atingir seu objetivo, a presidência, era preciso atenção. Os eleitores estavam agora engajados com a candidatura de Obama, estavam confiantes em suas promessas e emocionados pela vitória. O ideal seria transformar as ferramentas de comunicação que havia utilizado até agora em ferramentas políticas. E foi o que Obama fez.
Justamente 48 horas após a sua vitória como presidente dos Estados Unidos, Obama criou um ambiente em seu site oficial em que as pessoas poderiam se comunicar com ele. Além disso, criou discursos semanais no YouTube em que apareceria ao público para fazer-se presente.
Realmente pode-se, através deste case, analisar um grande exemplo de sucesso em que existia um objetivo que foi alcançado através de determinação, estudo, paciência e sensibilidade para comunicar-se.
Se as empresas possuírem a mesma sensibilidade de Obama, poderão chegar a resultados positivos que trarão benefícios para ambas as partes, aproximando-se do consumidor e sabendo estar e atuar em todos os lugares em que ele está.

Grupo: CSOS 6A Alana Mello, Bruna Camanzano, Bruna Navas, Marina Martins, Pedro Cesário, Priscila Lugero, Stephanie Gomes e Tainã Alfano.

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