quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Palestra Yahoo - As Novidades da Internet e Buzz Words


Com certeza você já leu ou ouviu alguém citando a frase do Henry Ford “If I had asked people what they wanted, they would have said faster horses”. Os carros mais rápidos que nunca imaginaram que poderiam ter, são o mundo tecnológico de hoje.
Já pararam para pensar e tentar adivinhar o que vai vir depois do Orkut, do Facebook do Twitter ou Iphone? Na última segunda feira, 26/10, fomos convidados a assistir uma palestra de quem melhor poderia falar sobre o assunto e que nos defrontou com esta frase, o Diretor de engenharia e desenvolvimento de produtos Yahoo! America Latina, Antonio Carlos Silveira. (Para quem quiser saber mais sobre ele, basta segui-lo no twitter @acarlos1000)
Em sua palestra, na ESPM (@espm), Antonio Carlos falou das mídias sociais, buzz words e interne, além dos mais recentes meios de comunicação que nós, do mundo onde quase tudo pode ser uma ferramenta de marketing, não podemos estar de fora.
O turbilhão de novas mídias apresentadas pelo palestrante tem alguns pontos em comum. Um deles é o tipo de formato diferenciado de tudo o que estamos acostumados a ver. A mídia em internet e no celular foge de tudo o que é convencional. Não possuem formatos estabelecidos como os vídeos de 15 ou 30 segundos da televisão. Um exemplo deste fato foi a campanha do atual presidente dos EUA, Barack Obama feita totalmente online. Seus vídeos de mais de um milhão de exibições e comentários resultaram em sua vitória nas eleições. Outro exemplo é a campanha da nova linha Golf, o Golf GTI: a campanha será feita somente por um aplicativo no Iphone, que foi outro exemplo comentado por Antônio, em sua palestra. Usar e abusar dos formatos das mídias é a nova regra para quem quer se destacar e ganhar mercado.
Uma tendência que percebemos é que as marcas estão, cada vez mais, apostando na sua personalização e de seus próprios produtos também. Elas defendem idéias e refletem personalidade. A diferenciação entre marcas concorrentes pode estar nessa personificação. Este foi outro ponto analisado na palestra da Yahoo! A possibilidade de mostrar ao consumidor que existem pessoas por trás da maca é fantástica. O melhor exemplo pode ser o Twitter. Os seguidores da marca Nike não recebem só noticias de maratonas e dicas para corridas, mas também musicas blogs e jogos online relacionados ao seu perfil. A tendência é de as marcas se expressarem como se fossem pessoas falando de assuntos de seus interesses e, principalmente, de interesse de seu público e, assim, conseguem construir uma relação direta com ele. Não há forma melhor de criar afinidade e fidelizar o target, não é mesmo?
Outra oportunidade que a tecnologia traz ao mundo corporativo é a de conhecer seus consumidores. As comunidades, por exemplo, reúnem pessoas com um único interesse e/ou gosto, opinião parecidos. Os comentários nos vídeos do youtube e comunidades do tipo “Eu odeio a Telefônica” foram usados como objeto de estudo pela empresa para traçar seu novo plano de ação e reformular sua estratégia e atendimento.
Na palestra, Antonio Carlos explicou este boom da internet pela lei de Darwin: “as tecnologias são criadas e, ao se adaptarem ao meio, se propagam.” O Brasil é um ótimo local para se fazer testes ou propagar uma idéia pois nós não nos importamos tanto com privacidade como os americanos ou britânicos. Somos abertos a experiência e damos feedback instantâneo através de mini blogs e comunidades. Talvez seja por este motivo que a Yahoo decidiu lançar o terceiro light blog do mundo no Brasil: o lugar perfeito para testes, segundo nosso palestrante.
O grupo agradece a palestra de Antonio Carlos Silveira, que trouxe muitas novidades e colocou em ordem nosso conhecimento das novas mídias. A cobertura foi feita com vídeos e fotos de celular.

Para quem se interessou no assunto, vale a pena entrar nos seguintes sites e conferir:
Primeiro LightBlog da América Latina: www.meme.yahoo.com
Google Wave: www.wave.google.com/wave
Rede de contatos profissionais - LinkedIn: www.linkedin.com
Rede para donos de cães e gatos www.dogster.com www.caster.com
Rede para os amantes de vinhos www.corkd.com

Link para vídeos interessantes:
Explicação do Google Wave: http://www.youtube.com/watch?v=v_UyVmITiYQ
Filme "Did You Know": http://www.youtube.com/watch?v=jpEnFwiqdx8

Nossas fotos da apresentação: http://picasaweb.google.com/cyna86/ACCMPalestraYahoo?feat=directlink

Nossos vídeos da apresentação:
1 http://www.youtube.com/watch?v=1eBfmWplz-s
2 http://www.youtube.com/watch?v=hHqNJDSUESc
3 http://www.youtube.com/watch?v=T96JVuFPELM
4 http://www.youtube.com/watch?v=LlDu4JpPzJY


Nosso Twitter com a cobertura da palestra e links interessantes atualizados diariamente: www.Twitter.com/PalestraYahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário