sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Google: A busca no mix de mídia.

O mercado está mudando. O cenário atual traz uma série de fatores que não podem ser deixados de lado. O mundo pós-crise, a ascensão das economias emergentes e a mudança no comportamento dos consumidores criam um novo destino para as empresas.

Para se reerguerem da crise e superarem as sequelas por ela deixadas, empresas começam a realizar novos estudos, para compreenderem e se posicionarem dentro de um novo ambiente. Os países emergentes atraem os investimentos de grandes potências mundiais, e surge um novo perfil de consumo a ser explorado: as classes mais baixas ganham maior acesso ao crédito e, com o surgimento de novas oportunidades de trabalho, aumentam seu poder de compra. Os consumidores em geral estão cada vez mais bem informados, sendo bombardeados por milhares de mensagens todos os dias.

Diante dessa situação, a tecnologia surge como forte aliada das empresas, que precisam descobrir novas ferramentas e novos meios de atingir seus públicos, com um orçamento reduzido e um comportamento exibido que exige cada vez mais a personalização do serviço. Devido a quantidade de mensagens a que são expostos, uma comunicação bem direcionada tornou-se imprescindível.

Entre os novos meios de se atingir o público-alvo, a busca na internet ganha um papel
importante no mix de mídia. Esse foi o tema abordado por Igor Lima, Account Strategist do Google, na ESPM São Paulo em 26/10/2009. O consumidor atual quer interatividade, quer uma mensagem personalizada, flexível e pertinente à sua rotina de vida. Ele se informa, pesquisa sobre o que disperta seu interesse. As mídias precisam estar sincronizadas, com uma mesma base conceitual, mas com abordagens diferentes, que alcancem o consumidor nos momentos em que está vulnerável.

http://www.youtube.com/watch?v=2L5-bh8DVdA

Isso pode ser comprovado com dados numéricos: o Google disponibiliza uma ferramenta de pesquisa para os anunciantes, chamada Web Search Volume, que indica o volume de buscas em um período, sendo possível acompanhar a evolução do processo. Constatou-se que 67% das pesquisas on-line são impulsionadas por um canal off-line. Hoje em dia, a busca na internet ocupa a segunda posição entre as atividades realizadas enquanto se assiste televisão. Isso justifica a alta participação da TV nas buscas on-line. Se um comercial aborda um tema que seja do interesse no telespectador, seja um produto, um conceito, uma promoção, ele utiliza a internet para se aprofundar no assunto.

O resultado dessa interação é o aumento de vendas off-line, que são geradas pela busca on-line. No mercado automobilístico, 77% dos internautas que compraram carros afirmam ter utillizado a internet para buscar e comparar preços, e destes internautas, 41% dizem utilizar sites de busca para encontrar os sites das montadoras. E esses resultados tendem a aumentar cada vez mais com o surgimento de novas tecnologias. O Google teve seu índice de search 50x aumentado com a entrada do IPhone no mercado - quem utiliza a internet mobile normalmente vai direto à busca, sendo um processo mais rápido e objetivo.

Desta forma, surge um novo meio a ser explorado, que as empresas começam a compreender a importância: a aquisição de palavras nas ferramentas de busca, o denominado Ad-Words pelo Google. O processo de busca se dá da seguinte forma: o usuário digita o assunto relacionado, a o Google apresenta a relação de páginas que possuem as palavras-chave digitadas pelo internauta. A escolha dessas palavras é geralmente baseada no ciclo de compra. Por exemplo, um usuário que tem a intenção de comprar um carro, num primeiro momento, busca por carros, compra de carro, automóvel. A partir dos primeiros resultados, busca por uma ou algumas marcas, e em seguida, no momento final do ciclo de compra, procura e compara preços de alguns modelos específicos. Sendo assim, a marca pode avaliar palavras que levem o usuário às suas páginas quando buscam a informação, sem ter algo definido, e também precisam garantir que encontrem o que procuram quando já identificaram o modelo que desejam.

O Google presta aos seus clientes uma espécie de consultoria, para avaliar o perfil do público-alvo atendido por cada um, com a finalidade de avaliar quais são os assuntos de interesse desse público, direcionando-os para os respectivos links em suas páginas de acordo com a busca que realizam. É importante enfatizar a importância da página de destino - que deve ser exatamente a página na qual se encontra o conteúdo desejado, e não a home-page, por exemplo.

http://www.youtube.com/watch?v=lZxSKU876j0

Os positivos resultados apresentados, junto ao baixo custo têm sido fortes atrativos para as empresas. O anunciante só para pelo anúncio quando ele é clicado, independente de já ter determinado o custo por clique (CPC). O custo total da campanha é calculado pelo número de cliques X o CPC médio. Além disso, o anunciante pode determinar um orçamento diário para controlar o custo, e caso esse valor não seja totalmente utilizado em uma determinada data, só são pagos os cliques recebidos.

A posição do anúncio da página, que é uma das principais preocupações dos anunciantes, ao contrário do que muitos pensam, não pode ser comprada. São definidas através do cáculo do CPC X o Quality Score, unidade de medida do Google utilizada para classificar a relevância e qualidade do conteúdo das páginas anunciadas. O Quality Score leva em consideração o número de usuários que acessa o seu link em uma determinada busca, a relevância do anúncio para a palavra-chave buscada, o desempenho da palavra-chave no período de buscas, e a relevância do conteúdo. Além disso, o anunciante possui outra vantagem: com uma única conta no AdWords, é possível anunciar para o munto todo, sendo possível realizar uma segmentação geográfica e de idiomas de acordo com a origem do usuário, além de ser possível determinar os dias e horários em que o anúncio irá veicular.

Com todos esses dados, pode-se avaliar o quão importante é hoje para as empresas estarem presentes na mídia de buscas on-line. O Google possui um desempenho de 1 bilhão de buscas por dia, e há mais de 64 milhões de pessoas conectadas somente no Brasil. A busca, hoje, é considerada a prateleira digital, tendo, através das palavras-chave, o poder de acionar o "funil" de consideração e interesse, expandindo e disponibilizando ao consumidor um universo de escolhas.

http://www.youtube.com/watch?v=NvcK9VvpjeA

Mais importante ainda do que a relação custo X benefício, é a percepção por parte dos consumidores em relação a marca: 71% dos usuários esperam que as principais marcas estejam nas primeiras posições, e 36% relacionam a importância da marca à posição que ocupa da relação de sites nas páginas de busca. Daí a necessidade de se avaliar os assuntos relacionados ao produto/serviço/conteúdo e detectar as possibilidades de busca que possam surgir. A busca também um impacto considerável na lembrança de marca:





E é indispensável para uma marca estar presente em todos esses canais, para não perder a atenção do público e consolidar a mensagem que deseja passar. Anunciar na TV e não estar presente na internet faz com que a mensagem perca sua relevância. O consumidor precisa ser direcionado para alguma fonte de informação. Há um caso interessante de integração de mídias:

http://br.youtube.com.br/watch?v=fwTQKZ-j6Fk

A Pontiac fez uma espécie de parceria, e direciona o público para o Google, incentivando a busca por informações. A volume de pesquisas apresentou um comportamento que deixa claro a importância da integração e da presença no canal on-line: um aumento supreendente nos horários em que o anúncio era veiculado na TV.

O grande aprendizado é a compreensão de que as mídias não funcionam sozinhas: a TV é a influência número 1 sobre o comportamento on-line: 37% dos usuários fazem buscas para descobrir mais sobre um anúncio. Com um perfil de consumidores cada vez mais bem informados, um número de pessoas conectadas extremamente alto, e a busca pela interatividade e mensagens que sejam pertinentes, a internet e a busca definitivamente não podem ser colocadas em segundo plano: o usuário precisa ter acesso à informação.

http://www.youtube.com/watch?v=KNSQryHJGxI

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